No mês de outubro celebramos o Dia Mundial da Alimentação (16/10). Falaremos mais sobre esse tema em breve, mas desde já queremos propor uma reflexão sobre a importância de uma base alimentar sustentável. Sustentabilidade tem sido pauta em muitas áreas, porém possui significados diferentes. Mesmo na alimentação, o termo pode ser encarado de várias formas, apontando para muitas dinâmicas. O que é uma nutrição sustentável?
Mês: setembro 2021
Nutrição, Alimentação e Saúde Cardiovascular
As doenças cardiovasculares são destaque no índice de mortalidade entre os brasileiros. A adesão ao tratamento é muito importante para a redução dos fatores de risco, como sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada. Ou seja, a nutrição pode ser uma das portas para promover mudanças. Por isso, é importante que o profissional esteja atualizado. Saiba 4 estratégias nutricionais capazes de contribuir para a prevenção!
Nutrição e Doenças Neurodegenerativas
Na próxima terça-feira (21/09) é o Dia Mundial do Alzheimer Cada vez mais, novos estudos têm surgido trazendo associações entre fatores dietéticos e diversas condições de saúde, como nas doenças neurodegenerativas. No entanto, o que de fato temos de evidência sobre esse assunto? Trouxemos a adaptação e tradução de uma revisão sistemática de meta-análises que avaliou justamente isso.
Setembro Amarelo – Qual o papel do nutricionista nesse cenário?
Nesse mês temos uma importante campanha que merece a atenção de todos, principalmente entre os profissionais de saúde, a do "Setembro Amarelo". Inclusive, hoje (10/09) é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Apenas no Brasil aproximadamente 12 mil casos de suicídio são registrados todos os anos, com quase 97% desses associados a algum transtorno… Continuar lendo Setembro Amarelo – Qual o papel do nutricionista nesse cenário?
Como motivar o seu paciente?
Sabemos que a motivação e prontidão para mudar são fatores essenciais para que resultados sejam obtidos no tratamento nutricional. E quando o paciente não está motivado? Podemos motivá-lo a mudar? É importante lembrar que ninguém é capaz de motivar o outro, já que a motivação é um aspecto intrínseco, o que o profissional pode fazer é encontrar estratégias para que o próprio indivíduo se motive. Como fazer isso? Falamos sobre isso hoje!