Atualidades

Nutrição e Doenças Neurodegenerativas

Na próxima terça-feira (21/09) é o Dia Mundial do Alzheimer. Cada vez mais, novos estudos têm surgido trazendo associações entre fatores dietéticos e diversas condições de saúde, como nas doenças neurodegenerativas. 

No entanto, o que de fato temos de evidência sobre esse assunto? Trouxemos a adaptação e tradução de uma revisão sistemática de meta-análises que avaliou justamente isso. 

Introdução

Doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, têm ganhado importante espaço para pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida. 

Fatores ambientais e de estilo de vida, como a alimentação, aparentam exercer um papel preventivo para tais doenças. No entanto, o nível de evidência e qualidade das mesmas ainda precisam ser esclarecidos. 

Metodologia

A presente revisão seguiu as normas PRISMA, apenas meta-análises foram incluídas.

Resultados e Discussão

Após as buscas, 320 publicações foram identificadas, mas dessas, apenas 20 foram selecionadas para compor essa revisão. Todas foram publicadas entre 2012 e 2018. 

A qualidade das intervenções realizadas foram classificadas em diferentes níveis – ‘muito baixo’, ‘baixo’, ‘moderado’ e ‘alto’. Não foram encontradas intervenções com alto nível para a qualidade de evidência. 

Você pode acessar aos resultados encontrados e a qualidade de evidência de cada um para a doença de Alzheimer clicando aqui

Associações inversas, entre Alzheimer e fatores dietéticos, foram encontradas para o consumo alimentar da Dieta Mediterrânea e de peixe; ambas com nível moderado para a qualidade de evidência. Porém, a relação dose-resposta de ambos foi identificada com qualidade de evidência de baixo nível. 

Conclusão

As associações encontradas apresentaram nível moderado de evidência, e todos os estudos apresentaram alto nível de viés, principalmente devido à heterogeneidade metodológica. 

É importante que, para melhor compreensão, mais pesquisas sejam realizadas avaliando a associação entre fatores dietéticos e o desenvolvimento e prevenção de doenças neurodegenerativas. 

Para acesso ao artigo na íntegra acesse esse link 🙂

Boa leitura, até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *