Atualidades

Setembro Amarelo – Qual o papel do nutricionista nesse cenário?

Nesse mês temos uma importante campanha que merece a atenção de todos, principalmente entre os profissionais de saúde, a do “Setembro Amarelo”. Inclusive, hoje (10/09) é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Apenas no Brasil aproximadamente 12 mil casos de suicídio são registrados todos os anos, com quase 97% desses associados a algum transtorno psiquiátrico (1). É com o objetivo de reduzir esses números que todos precisam estar envolvidos nesse movimento. Então, qual é o papel do nutricionista nesse cenário? 

O nutricionista é um dos profissionais da saúde e com modelo terapêutico de escuta ativa, isso o possibilita a receber muitos relatos pessoais que podem indicar sinais para depressão ou comportamentos de risco para suicídio. 

Mesmo o nutricionista não sendo apto para avaliar esses casos, é importante que o mesmo esteja atento aos sinais, pois ele pode realizar o devido encaminhamento para um psicólogo

Dois estudos brasileiros apontaram maior risco para suicídio entre indivíduos com sintomas para transtornos alimentares, sendo esse agravado quando também havia sintomatologia de depressão (2,3).

Os estudos apontam correlação entre transtornos alimentares e risco para suicídio, mas ainda não há clareza sobre essa associação, ou seja, se a presença do transtorno alimentar pode ser considerado um fator de risco para suicídio (4). 

Porém, esse é um dado importante a ser considerado na conduta clínica do nutricionista, para que esse esteja mais atento aos possíveis sinais e mais preparado para realizar um encaminhamento profissional.

Sabe onde pode buscar ajuda? Você pode encontrar os canais do Centro de Valorização da Vida clicando nesse link!

No mês de junho trouxemos um blog falando sobre a importância de conhecer os sinais para transtornos alimentares, principalmente para poder realizar o devido encaminhamento profissional. Acreditamos que possa ser um assunto complementar ao de hoje, você pode ler clicando aqui!

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *