Atualidades

Segurança alimentar e sustentabilidade

No ano de 2021, aproximadamente 117 milhões de brasileiros se encontravam em situação de insegurança alimentar; sendo que 9% desses declarou estar passando fome (2). Apesar da escassez de alimentos já ter sido pior em território brasileiro, essa não é uma realidade extinta. 

Inclusive, no mês de outubro (16/10) é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Durante o período, eventos acontecem abordando uma alimentação mais saudável, acessível e segura para todos. 

Para tanto, além da fome e insegurança alimentar, também é preciso falar sobre sustentabilidade e caminhos pelos quais poderíamos prosseguir para promover um sistema alimentar mais justo.  

Segundo Mazzocchi et al., uma alimentação e nutrição sustentável contempla os aspectos sociais, econômicos, ecológicos e biológicos de uma comunidade. 

Para o futuro da alimentação é desejável um sistema de produção economicamente acessível e que proteja a biodiversidade e os ecossistemas. Um cenário que sirva à saúde humana e a ambiental. 

Um maior consumo de alimentos locais, sazonais, orgânicos e minimamente processados auxiliaria na redução do impacto que o sistema alimentar atual causa na biodiversidade No entanto, essa ainda não é uma realidade acessível a todos. 

Também é importante discutir o comportamento humano e os hábitos de consumo, pois para tal construção é importante que as pessoas sejam incentivadas a mudar a realidade atual. 

Um momento importante para tal aprendizado, por exemplo, é durante a primeira infância. O consumo alimentar familiar pode refletir muito nas escolhas alimentares futuras. 

Preferências para um consumo mais saudável e sustentável podem ser moldadas com a introdução de valores voltados para a sustentabilidade, sensação de comunidade e respeito com o meio ambiente. 

Acesse aos textos anteriores sobre o tema e outros materiais de apoio: 

Blog Allivici: Nutrição Sustentável e Escolhas Alimentares

Blog Allivici: Dia Mundial da Alimentação

Guia Mundial para a Segurança dos Alimentos

Até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *