Atualidades

Dia Mundial da Alimentação

No último ano a fome no Brasil foi uma temática muito mais presente em debates informais entre a população. Com a pandemia do novo coronavírus e o aumento do desemprego, assim como dos preços, muitos sofreram com a insegurança alimentar, até mesmo em seu nível mais intenso – a fome. 

O Dia Mundial da Alimentação (16/10) é uma data instituída em homenagem à fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) (1). As pautas de segurança alimentar sempre estiveram presentes na agenda da FAO, além da importância de possibilitar uma alimentação mais acessível, sustentável e saudável.

Com tudo que vivemos nos últimos dois anos, não há como deixar de se aprofundar no assunto. Para citar números, trouxemos os resultados de um inquérito realizado para avaliar a situação de insegurança alimentar no Brasil divulgados no início deste ano (2021).

fonte: http://olheparaafome.com.br

No período da pesquisa, 116,7 milhões de brasileiros não se encontravam em situação de segurança alimentar. Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome (2).

fonte: http://olheparaafome.com.br

O nutricionista é muito conhecido por propor mudanças alimentares, seja trabalhando com alimentação institucional, em hospitais ou em atendimento individual no consultório. Compreendendo que a alimentação vai além da nutrição, acreditamos que três pontos são essenciais no momento do atendimento:

  • Considerar condições de acesso e renda quando realizar uma orientação alimentar precisa ser parte da rotina clínica de todo nutricionista, uma alimentação saudável é aquela que considera muito além dos nutrientes;
  • Entender que a alimentação perpassa muitas camadas além da saúde e nutrição. Comer é um ato político, as pessoas também tem a alimentação como forma de identificação e posição da sociedade, isso deve ser considerado.
  • Atentar-se para temas como política e economia é uma forma interessante de permanecer disposto a considerar mudanças nos preços dos alimentos, por exemplo, antes de realizar uma orientação.
fonte: http://olheparaafome.com.br

Claro, há muitas outras questões que poderíamos pontuar. O quanto a realidade da fome é diferente nas regiões do Brasil é um ponto. Porém, infelizmente, precisamos nos lembrar que os desertos alimentares também estão presentes em regiões como sul/sudeste do país. Você pode encontrar mais informações sobre o Dia Mundial da Alimentação acessando o site oficial.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *