Atualidades

Artigo Científico: Dietas mais sustentáveis e o futuro da alimentação

Os dados mais recentes sobre o consumo alimentar atual da população mostram que o consumo de alimentos ultraprocessados aumentou de 9% para 16%, em um intervalo de seis meses, entre os anos de 2019 e 2020 (1). 

É importante destacar que durante o período também a pandemia da COVID-19 estava em seu auge e também impactou nessa mudança alimentar.Hoje, iremos considerar tal cenário atual e avaliarmos: como será o futuro da alimentação? 

Um recente artigo apresentou e discutiu os possíveis caminhos para se alcançar práticas dietéticas mais sustentáveis. Confira o nosso resumo a seguir! 

Introdução

Dietas mais sustentáveis (DS) são aquelas que promovem benefícios para a saúde, apresentam baixo impacto ambiental, estão conectadas com certos pilares da sustentabilidade, e contribuem para a segurança alimentar atual e de futuras gerações. 

O presente artigo busca sintetizar e revisar as evidências disponíveis para as dietas sustentáveis e a aplicabilidade das mesmas, assim como oferecer recomendações práticas aos educadores em nutrição.

Metodologia

O presente estudo se configura como uma revisão narrativa completa da literatura realizada no ano de 2021, com publicações datadas desde 2010 e encontradas a partir dos termos “dietas sustentáveis”, “nutrição”, “educação nutricional”, entre outros. 

Resultados

Os estudos selecionados retornaram cinco recomendações consideradas adequadas para o conceito de dietas mais sustentáveis: 

  1. Adotar para uma dieta baseada em vegetais;
  2. Mitigar o desperdício de alimentos;
  3. Limitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  4. Envolver-se em sistemas alimentares locais;
  5. Escolher frutos do mar sustentáveis.

Discussão 

As recomendações podem ser trabalhadas de diversas formas. Mesmo que o conteúdo seja mais direcionado ao público adulto, o mesmo pode ser adaptado para outras populações e complementar programas educacionais em alimentação.

Para citar exemplos, quando a pauta é a promoção de dietas à base de plantas, é interessante que a motivação seja em direção ao consumo de alimentos fontes de proteína mais naturais e não ultraprocessados, como leguminosas, castanhas e sementes. 

Conclusão

A adoção de dietas mais sustentáveis ​​(DS) tem a capacidade de atender às necessidades dos indivíduos sem comprometer as gerações futuras de fazer o mesmo. 

Os candidatos ideias para fornecer tal educação aos consumidores são os profissionais da nutrição e alimentação. 

Destaca-se que as recomendações práticas oferecidas são limitadas ao nível de experiência dos autores, sendo importante que uma constante atualização no assunto seja realizada.

Acesse o artigo completo aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *