Atualidades

Estratégias Nutricionais: Doenças Digestivas

As doenças digestivas possuem participação genética em sua etiologia, mas são muito influenciadas por hábitos, fatores ambientais e comportamentais. Sendo assim, a alimentação também exerce importante papel na prevenção e tratamento das doenças digestivas.

A atuação de um nutricionista é de extrema relevância, principalmente diante de outros fatores de risco e no caso da presença de intolerâncias e alergias alimentares. De fato, a saúde da microbiota intestinal é uma temática muito discutida nos últimos anos.

Por isso, trouxemos pontos importantes de um artigo científico sobre o papel da nutrição na composição da microbiota intestinal:

  • O ser humano é formado por mais células microbianas do que humanas. Esse completo sistema está associado aos sistemas metabólicos, hormonais, neurológicos e imunológicos – regulando assim processos fisiológicos. 
  • Mudanças na composição da microbiota intestinal, as quais podem ser causadas pela alimentação, resultam em diversas consequências para o hospedeiro. 
  • A revisão incluiu 38 estudos sobre os nutrientes que impactam a microbiota intestinal realizados entre 2010 e 2018, conduzidos em humanos, todos adultos e saudáveis. Os resultados foram segmentados em: consumo calórico, macro e micronutrientes, além de alimentos e nutrientes específicos. 

Calorias

O excesso calórico entre refeições com a mesma composição nutricional resultou em alterações na diversidade da microbiota, reduzindo Bacteroidetes e aumentando Firmicutes; não sendo um fator preditivo de forma isolada, mas que pode levar a impactos negativos a longo prazo. 

Carboidratos

O tipo, quantidade e composição pode influenciar na diversidade microbiana. Um consumo alimentar rico em fibras é mais benéfico, pois carboidratos não digeríveis funcionam como substrato energético para a microbiota.

Gordura e Proteína

Uma dieta onívora rica em gordura e proteína, porém baixa em fibras, pode afetar negativamente a composição e funcionalidade da microbiota intestinal. Principalmente pela possibilidade de maior formação de N-óxido de trimetilamina (TMAO).

Micronutrientes

Um estado de disbiose pode comprometer a absorção de diversos micronutrientes. Há também uma relação bidirecional, a microbiota intestinal utiliza e produz nutrientes, por isso o equilíbrio da mesma é essencial para a saúde.

Vinho, frutas vermelhas, cacau e chá

Esses alimentos possuem compostos com potencial benefício, como: antocianinas (vinho), elagitaninos (frutas vermelhas), flavonóides (cacau), catequinas e ácido gálico (chá). Ainda não há consenso sobre a definição de “microbiota saudável”

Conclusão: o consumo dietético, principalmente de fibras, afeta a composição da microbiota intestinal e que pesquisas mais aprofundadas são necessárias, principalmente com maior ênfase na metabolômica da microbiota intestinal. 

Para acesso ao artigo na íntegra acesse esse link 🙂

Boa leitura, até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *