Atualidades

A linguagem importa: uma abordagem diante das condições crônicas de saúde

Cada vez mais, a função da comunicação e a seriedade da linguagem vêm sendo destacadas. Livros como “Comunicação não-violenta” e “Comunicação Assertiva” se tornaram guias para muitos profissionais, ainda mais os atuantes na área da saúde. 

Comunicação não é apenas sobre palavras, a entonação, os olhares e a gesticulação falam muito por si só. No entanto, mesmo que uma mudança global de comportamento seja necessária, um bom começo pode ser a partir da porta de entrada em um diálogo: as palavras (Jacquelin et al, 2021).

Na área da saúde, mudanças vêm sendo propostas visando melhorar a relação entre o profissional e a pessoa atendida, transmitindo maior acolhimento, vínculo e cuidado. Um documento recente, elaborado por especialistas, abordou sobre o quanto a linguagem importa. 

Confira algumas recomendações apresentadas: 

  • Usar o termo condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) ao invés de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs);
  • Manejo, gerenciamento ou cuidado são termos mais adequados do que “controle”, para quadros estáveis da glicemia ou colesterol, por exemplo;
  • Doente ou enfermo são palavras associadas à hospitalização em cuidado passivo. Falar “pessoa com/que tem” diz de alguém ativo em seu autocuidado; 
  • Seguindo esse rumo, dizer “ansioso, diabético ou obeso” não seria adequado. Podendo ser dito “pessoa com” transtorno de ansiedade, diabetes ou obesidade; 

Os especialistas ressaltam que não há imposição nas formas de tratamento propostas, apenas orientações de como aderir a uma linguagem mais neutra para tratar quem vive com condições crônicas de saúde. 

Se referir a alguém a partir do seu quadro de saúde reduz a existência desse a tal condição. Essa publicação também falou sobre a importância da linguagem, representatividade e educação em saúde. 

Inclusive, pontuar a importância desse assunto se faz ainda mais necessário no Dia Mundial da Obesidade (04/03). Por ser uma condição de saúde carregada de muito estigma, a abordagem pode interferir no desenvolvimento e tratamento da obesidade.

Mais do que nunca sabemos que aspectos genéticos, biológicos, psicológicos, ambientais, sociais, comportamentais, culturais e econômicos devem ser considerados na conduta terapêutica, pois exercem importantíssimo impacto na saúde. 

Acesse ao documento “Linguagem Importa” aqui

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *