Atualidades

Nutrição, Saúde Mental e Janeiro Branco

Recado importante: esse texto expressa uma opinião pessoal, ou seja, não é um aconselhamento profissional e você não precisa concordar comigo! Boa leitura 🙂 

Ao começar mais um ano, muitos refletem sobre o seu papel profissional na nutrição, traçando novas metas profissionais e buscando aprimoramentos. Também há um incentivo coletivo para que todos pensem mais sobre a própria saúde, não só física, como também mental. 

O objetivo da campanha ‘Janeiro Branco’ é justamente levar a atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional. 

Há maior prioridade no autocuidado quando cuidar do outro é uma atividade desenvolvida em nível profissional, como é o caso do nutricionista. Por isso, é preciso saber a hora de buscar ajuda. Ela pode ser encontrada em outro nutricionista, na terapia individual ou em supervisão profissional. 

É importante que aquele que trabalha com o cuidado esteja 100% presente, escutando, entendendo, analisando. Mas, e nas outras horas do seu dia? Você consegue cuidar de si? Quem cuida de você?

Então, como cuidar mais de si?

  • Entender que ninguém muda ninguém: o profissional nutricionista é um facilitador de mudanças. Se posicionar como inteiramente responsável pela mudança do outro não só reduz a auto responsabilidade do paciente, como também reforça a errônea posição de autoridade do profissional;
  • Separar ‘você’ da sua ‘profissão’: possuir uma profissão não quer dizer que você não possa ter questões nessa mesma área. Inclusive, é recomendado que busque auxílio com outro nutricionista quando encarar dificuldades na alimentação; 
  • Realizar acompanhamento psicológico: buscar acompanhamento com um psicólogo é determinante para conseguir desenhar uma linha mais clara entre você e sua profissão. Muitas questões externas são trazidas até o consultório, saber lidar com isso é essencial para a saúde mental; 
  • Ter apoio profissional: trabalhar com parcerias pode ser um grande incentivo, com o apoio de outros profissionais você pode desenvolver projetos, dividir espaços de trabalho, ou apenas compartilhar das dores e alegrias que é ser nutricionista.  

Tem uma frase que eu gosto bastante e reflete o quanto o cuidado não é de responsabilidade única daquele que cuida: “o bom médico é aquele que desperta o curador no outro”. Que possamos despertar o desejo nas pessoas de cuidarem de si! 

Para saber mais sobre “Janeiro Branco”, acesse: https://janeirobranco.com.br 🙂

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *