Atualidades

Cuidado Nutricional: Novembro Azul

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, cerca de 15 mil mortes/ano foram registradas para o biênio 2018/2019 e é estimado que 3 milhões de homens convivam com a doença (1). 

A campanha Novembro Azul é dedicada para a conscientização da população, buscando mais prevenção e cuidados dedicados ao bem-estar e saúde do homem. 

O câncer é uma condição de saúde multifatorial e os fatores ambientais exercem grande participação, principalmente na prevenção. Destaca-se assim a importância da adoção e manutenção de hábitos mais saudáveis (2). 

A alimentação está entre os fatores que merecem maior atenção e cuidado. Há um conhecimento geral da população sobre o impacto da alimentação no câncer, mas nem sempre o mesmo é suficiente para favorecer um consumo alimentar estratégico e preventivo (3).

Por isso, a importância da educação nutricional e avaliação do comportamento alimentar. O consumo de certos nutrientes demonstram uma associação interessante com a prevenção do câncer, como o de próstata (4).

Confira: 

  • Selênio e Zinco: além de serem micronutrientes importantes para a resposta imunológica, também atuam na regulação de diversas enzimas importantes. 
Figure 2. Possível papel do selênio e zinco para a progressão do câncer de próstata. Fonte: https://doi.org/10.3390/nu13020496

Observa-se que diversos mecanismos estão associados com essa resposta protetora do selênio. Os metabólitos desse nutriente têm o potencial de reduzir a expressão de PSA (Antígeno Prostático Específico). Um estudo baseado em uma amostra de 34.901 participantes demonstrou que havia um menor risco de câncer de próstata em homens com o selênio sérico adequado. 

Quanto ao zinco, o mineral atua contribuindo para a regulação da proliferação celular. Um estudo de coorte, com 525 homens diagnosticados com câncer de próstata, mostrou que um consumo aproximado entre 15 a 20 mg/dia foi associado com uma redução em 36% na taxa de mortalidade, comparado com o consumo de 9 a 12.8 mg/dia de zinco.

  • Licopeno: É um carotenóide com grande potencial antioxidante e atuação no processo de peroxidação. Pode ser encontrado com maior concentração em tomates e seus derivados, como em molhos, pasta e no suco. Também está presente em outros alimentos, como melancia, goji berry e papaia, mas em menor concentração.

Um estudo de coorte mostrou que o papel protetor do consumo de licopeno está mais associado com o período de pré expressão de PSA. Dessa forma, homens saudáveis que consumiram licopeno reportaram um menor risco, em 28%, de apresentarem uma forma letal da doença.

  • Flavonóides: Isoflavonas, catequinas, resveratrol e outros compostos são encontrados em alta concentração em diferentes alimentos, como em pimentas, maçã, cebola, chá-verde, cereais e grãos.
Figure 3 Possíveis mecanismos de compostos flavonoides nas células no câncer de próstata. https://doi.org/10.3390/nu13020496

Diversos mecanismos estão sendo estudados, principalmente associados aos polifenóis do chá-verde, resveratrol e seus análogos e com isoflavonas. Todos esses demonstram associação com a inibição do crescimento de células cancerígenas, regulação de funções celular e redução do estresse oxidativo.

Para mais informações orientamos a leitura da íntegra do artigo: Fatores Dietéticos e o Desenvolvimento, Progressão e Redução do Câncer de Próstata

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *