Atualidades

Dia da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é um lembrete da importância de conceder um olhar mais consciente e ativo para uma realidade que atinge mais de 12 milhões de pessoas em nosso país (1).

Há diversos tipos e níveis de deficiência visual, auditiva, intelectual, física e motora; em todos os casos há impactos na qualidade e condições de vida do indivíduo, inclusive na alimentação e acesso à educação nutricional. 

Ainda há um longo caminho para que a representatividade e a inclusão façam parte do dia a dia, principalmente porque muitas pessoas são estigmatizadas, reduzidas em suas condições e recebidas em espaços com poucas condições adequadas de acesso.

O atendimento nutricional para pessoas com deficiência deve ser realizado de acordo com cada dificuldade, sempre receptivo, acolhedor e com naturalidade. Apesar das diferenças, esse trabalho é possível. Um exemplo é o guia educativo Saúde no Prato, desenvolvido para auxiliar na educação alimentar e nutricional de pessoas com deficiência visual.

O material acima contém muita informação sobre as mudanças que ocorrem na alimentação dessas pessoas e suas famílias, além de diversas atividades interativas e oficinas culinárias já adaptadas para pessoas com deficiência visual.

Pontos de atenção para oferecer um atendimento nutricional mais inclusivo:

  • Praticar a escuta ativa: é imprescindível que escutemos as suas necessidades, demandas e objetivos. Assim, evitamos realizar sugestões em desacordo com a realidade do paciente; 
  • Atenção ao espaço e acessibilidade: opte por realizar os atendimentos em espaços com rampas, balança plataforma, sanitários com barras de apoio, portas que permitem a entrada de cadeira de rodas, entre outras adaptações; 
  • Adaptar a avaliação física corretamente: em casos de deficiência motora e uso de cadeira de rodas, por exemplo, a aferição do peso e altura são realizadas de formas bem diferentes. Para pacientes que passaram por amputação de membros, também. Acesse o material com essas fórmulas aqui!
  • Encaminhar para um profissional especializado: caso não se sinta seguro em acompanhar um paciente com qualquer deficiência, o que acha de encaminhá-lo para um colega de profissão mais experiente? O bem-estar do paciente deve estar em primeiro lugar.

Para mais orientações, acesse o Manual de Orientação e Apoio para Pessoas com Deficiência.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *