Atualidades

Artigo Científico: Esporte e os fatores determinantes nas escolhas alimentares

Para se obter os resultados desejados no esporte é muito importante que a rotina alimentar e de treinamentos sejam seguidas. Por isso, para profissionais que atuam com esse público, o conhecimento de estratégias nutricionais adequadas para cada modalidade e nível de performance é essencial.

No entanto, também é importante que os fatores determinantes para essas escolhas sejam avaliados, caso contrário, os resultados desejados não serão atingidos com tanta efetividade. 

Dessa forma, é essencial que o nutricionista entenda sobre os fatores que podem influenciar na alimentação desse público, podendo então identificar com mais clareza as dificuldades e possíveis soluções. O estudo de hoje, recentemente publicado na Nutrients, aborda justamente esse tema.

Introdução

A nutrição é base essencial para a performance, recuperação e adaptação do atleta. Atualmente, novos estudos focados na genética, microbiota intestinal e individualidade imunológica têm visado auxiliar na efetividade das estratégias nutricionais no esporte. 

Na alimentação, muitos fatores podem ser influentes para uma escolha, como preferências pessoais, custo, sustentabilidade, cultura, aspectos familiares ou religiosos. 

No esporte, o peso e a forma corporal também são fatores importantes, podendo ter maior ou menor impacto dependendo da modalidade, intensidade de treinamento e nível de dedicação (esportista ou atleta). 

Resultados e Discussão

  • Fisiológicos e biológicos

A prática de comer ou permanecer em jejum é comumente realizada por motivos além da fome ou saciedade; visando atingir uma meta de peso corporal, consumo calórico ou nível de hidratação, por exemplo. O apetite também pode ser impactado, comumente suspenso após horas de esforço físico excessivo. 

Assim, os fatores fisiológicos de fome, saciedade e apetite não são os principais determinantes nas escolhas alimentares para esse público. No entanto, a escolha por alimentos conhecidos é fortemente valorizada. Isso acontece visando evitar sintomas gastrointestinais, pois afetam a rotina de treinamento e a recuperação.

  • Estilo de vida

As escolhas alimentares variam de acordo com a motivação da prática esportiva, modalidade, fase de treinamento e nível de competição. Por exemplo, praticantes de endurance possuem a tendência de avaliar com maior intensidade os aspectos nutricionais das refeições do que aqueles em modalidades de força. 

  • Psicológicos

Já foi avaliado que o peso corporal é o fator mais importante para esse público. No esporte, há maior risco para transtornos alimentares, principalmente em modalidades que a forma corporal é valorizada, como na natação ou ginástica olímpica. 

  • Sociais

A rotina de cada indivíduo pode influenciar na escolha de alimentos fáceis e rápidos de serem preparados. No esporte, é importante que as necessidades energéticas sejam supridas, por isso as refeições precisam ser melhor planejadas. Costumes e tradições familiares podem ou não ser valorizados, devendo ser um aspecto individual a ser avaliado. O conhecimento e as crenças pessoais sobre alimentação também podem ser relevantes. 

  • Econômicos

O custo da alimentação é um fator determinante para pessoas com renda mais baixa e estudantes. No esporte, o nível de treinamento, a modalidade, renda e a presença de patrocínios são relevantes para as escolhas alimentares. 

Conclusão

Essa revisão avaliou os fatores que podem influenciar no comportamento alimentar nas práticas esportivas. Saúde e peso corporal são os fatores mais relevantes, em seguida é possível observar que as escolhas alimentares são mais direcionadas visando evitar sintomas gastrointestinais e para atingir as metas de treinamento e competição. 

– Confira o artigo na íntegra aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *