Atualidades

Como ter um atendimento nutricional mais inclusivo

Amanhã (03/12) é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, sendo um lembrete de como representatividade e inclusão são palavras que precisam estar mais presentes em nosso dia a dia. 

A data visa trazer conscientização para uma realidade que atinge mais de 12 milhões de pessoas no nosso país (2), a qual ainda é muito estigmatizada e com poucas condições adequadas de acesso e representatividade.

Há diversos tipos e níveis de deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e motora), que podem impactar na qualidade de vida e autonomia do indivíduo, inclusive na alimentação e acesso à educação nutricional. 

O atendimento para pessoas com deficiência deve ser diferenciado, de acordo com cada dificuldade, mas sempre receptivo, acolhedor e com naturalidade (3). Pensando nisso, trouxemos quatro pontos de atenção para ter um atendimento nutricional mais inclusivo:

  1. Praticar a escuta ativa: é imprescindível que escutemos o que a pessoa a nossa frente compartilha, as suas necessidades, demandas e os objetivos. Assim, evitamos realizar sugestões em desacordo com a realidade do paciente; 
  1. Atenção ao espaço e acessibilidade: é indicado optar por realizar os atendimentos em espaços com rampas, balança plataforma, sanitários com barras de apoio, portas que permitem a entrada de cadeira de rodas, entre outras adaptações; 
  1. Adaptar a avaliação física corretamente: em casos de deficiência motora e uso de cadeira de rodas, por exemplo, a aferição do peso e altura são realizadas de formas bem diferentes. Para pacientes que passaram por amputação de membros, também. Acesse o material com essas fórmulas aqui!
  1. Encaminhar para um profissional especializado: caso não se sinta seguro em acompanhar um paciente com qualquer deficiência, o que acha de encaminhá-lo para um colega de profissão mais experiente? O bem-estar do paciente deve estar em primeiro lugar.

Outras sugestões: 

Material Educativo: Alimentação Saudável para Pessoas com Deficiência Visual

Artigo Científico: Promovendo Equidade Nutricional para Pessoas com Deficiências

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *