Atualidades

Manejo nutricional – Cirurgia bariátrica e metabólica

O histórico da cirurgia bariátrica ainda é recente no Brasil. As primeiras cirurgias foram realizadas em 1960, no início dos anos 2000 os benefícios metabólicos da técnica passaram a ser compreendidos, e apenas em 2017 a cirurgia metabólica foi reconhecida como válida para o tratamento de diabetes mellitus (1). 

Considerando tal percurso, é importante ressaltar que ainda há muito para ser aprendido diante de todas as técnicas e novos estudos sendo descobertos.  

No entanto, com os avanços das técnicas cirúrgicas, se tornando mais seguras e com um pós-operatório menos indolor, muitos pacientes passaram a confiar mais no procedimento, e consequentemente houve um crescimento do número de operações. 

Por isso, o papel do nutricionista se torna essencial. Não apenas durante o pré e pós-operatório, mas também no manejo alimentar e nutricional durante toda a vida. Saiba alguns cuidados e orientações essenciais para o acompanhamento daqueles que já passaram por esse procedimento cirúrgico:

Cinco cuidados essenciais

  • Suplementação – Os suplementos que acompanham o paciente por toda a vida variam de acordo com a técnica cirúrgica adotada, mas alguns nutrientes sempre merecem atenção especial, por exemplo: as vitaminas B12 (cobalamina), B9 (ácido fólico), B1 (tiamina) e lipossolúveis (A, D, E, K); e os minerais, cálcio, ferro, zinco e selênio (2).
  • Adequação nutricional – O consumo proteico, principalmente no pós-operatório, é de extrema importância para a recuperação e manutenção da massa muscular. Nesse período e no decorrer da vida a recomendação pode variar de acordo com o peso, padrão alimentar adotado, e outras particularidades.
  • Mudanças alimentares – Diante de novas restrições e mudanças alimentares é muito importante que os pacientes se habituem a cozinhar, isso gera mais autonomia e permite que encarem a alimentação de uma forma mais positiva.
  • Acompanhar o ganho de peso – é esperado um retorno de 10% do peso atingido, mas há possibilidade desse percentual sem maior. Quando o paciente já sabe disso há um melhor alinhamento de expectativas e da aceitação corporal. O acompanhamento nutricional após a fase de recuperação visa atender às necessidades nutricionais e a manutenção do peso e composição corporal.  
  • Atenção para o comportamento – O vínculo terapêutico é muito importante para notar restrições indevidas durante e após o período de recuperação, como o medo de ganhar peso, a recidiva ou aparição de transtornos alimentares (3). Uma maior atenção deve ser concedida aos relatos de beliscar com frequência (grazing) e mastigar sem engolir os alimentos (ruminação). 

Sugiro também a leitura do seguinte artigo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33581762/ 

A cirurgia bariátrica ou metabólica, quando bem indicadas e acompanhadas por uma equipe multiprofissional, permite grande melhora para a qualidade de vida dos pacientes.

Os cuidados alimentares são imprescindíveis para toda a vida, por isso a atuação do nutricionista é muito importante e deve ser reforçada por outros profissionais da saúde da equipe. 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *