Atualidades

Orientações para a época de recesso

Recado importante: esse texto expressa uma opinião pessoal, ou seja, não é um aconselhamento profissional e você não precisa concordar comigo! Boa leitura 🙂

Em época de feriados e celebrações há sempre muitas discussões que envolvem a alimentação: 

“Quanto pode comer? O que tem menos calorias?

E as bebidas, tá ou não liberado? Mas, nem no carnaval?”

Como na nutrição costumamos dizer, depende. Cada caso é um caso. Há quem não celebre esses momentos com festas, mas com muito descanso. Por isso que, para cada um, uma orientação diferente será dada. 

Mas, para todos, é importante lembrar que a comida não tem apenas o papel biológico de nos nutrir. Comer também faz parte do celebrar. A questão é conseguir desfrutar desses momentos, com a consciência de que há outras formas de aproveitar as comemorações além da comida.

Conceder algumas orientações para que esse período seja encarado de forma mais equilibrada pode ser um bom caminho, seguem três:

  • Antes do recesso: é importante saber quais são os planos do paciente para o recesso, podendo assim conceder orientações de acordo com a provável realidade. Por exemplo, orientações diferentes serão dadas se o mesmo for ficar em casa, visitar familiares, ou se hospedar em um hotel;
  • Durante o recesso: entendendo como esse período será passado, orientações mais específicas podem ser dadas. Uma meta de consumo de água, ou uma lista de compras de alimentos saudáveis e de fácil conservação podem ser trabalhadas, por exemplo; 
  • Após o recesso: incentivar restrições alimentares após esse período pode ser um caminho complicado. Mesmo que tenham ocorrido exageros, reconhecer o que aconteceu para que em uma próxima vez um melhor planejamento possa ser proposto é uma boa alternativa. 

Manter o foco no longo prazo é sempre importante, pois proporciona ao paciente mais consciência de que grandes mudanças, sejam elas positivas ou negativas, dificilmente vão ocorrer de uma semana para outra. 

Assim, pode haver maior motivação, tanto para aproveitar os momentos sem ultrapassar os próprios limites, quanto para voltar de um recesso sabendo que pela frente sempre haverá caminho para o progresso.

Até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *