No atendimento nutricional avaliar o consumo de micronutrientes é uma etapa muito importante. Existem métodos diretos, como a dosagem sérica de vitaminas e minerais através de exames laboratoriais, assim como formas indiretas de avaliação.
Uma possibilidade é estimar o consumo de micronutrientes a partir do plano alimentar ou recordatório alimentar, por exemplo. Outra maneira é avaliar sinais e sintomas, pois muitos já demonstraram associação com a deficiência de micronutrientes (unhas fracas, palidez, fadiga, etc.).
O Questionário de Rastreamento Metabólico (QRM) também é uma ferramenta de avaliação indireta, com modelo original do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Ele indica possíveis associações entre os sintomas citados com a deficiência ou o excesso de micronutrientes.
Nós disponibilizamos esse recurso no Software Allivici. Confira como funciona:
- Ainda na etapa de anamnese vá em “rastreamento metabólico”. É possível acessar informações de consultas anteriores em “histórico completo”.
Isso será importante para avaliar o progresso/melhora de sintomas ao longo do acompanhamento nutricional. Então, a cada consulta, ou em um intervalo determinado, realize o QRM com o seu paciente/cliente!
2. Ao iniciar o QRM uma lista de sintomas aparecem, o paciente/cliente deve responder a partir da frequência e severidade que o mesmo os sente. Aconselhamos que a pessoa preencha junto com o nutricionista durante o atendimento.
3. Ao fim das questões um relatório é gerado, com a pontuação total e um diagnóstico do próprio QRM, o qual indica as chances de hipersensibilidade. Além disso, também indica as possíveis associações dos sintomas citados com micronutrientes.
4. Existem sintomas que já foram associados com a contaminação por metais pesados, por isso essa relação também é indicada. Ao fim da página, clicando em “principais contaminantes” é possível identificar as principais fontes, alimentares ou não.
5. Como em outras ferramentas, também existe a possibilidade de fazer uma análise temporal dos resultados do QRM. Assim, fica mais simples de avaliar a melhora dos sintomas a partir da mudança alimentar proposta para o paciente/cliente!
Então nutri, você utiliza o Rastreamento Metabólico em suas consultas? Nos conte o que achou! Nos próximos tutoriais explicaremos outras ferramentas importantes!
Teste gratuitamente todas as funcionalidades acessando allivici.com.br!
Até a próxima!