Atualidades

Dia Mundial da Alimentação 2023

O Dia Mundial da Alimentação (16/10) é uma data instituída em homenagem à fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) (1). 

A cada ano um tema é pauta das campanhas e iniciativas que acontecem, em 2023 é “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação” (2). No entanto, um princípio que sempre está presente é o da segurança alimentar e nutricional. 

Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006) todos devem ter acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. 

Também é essencial que a diversidade cultural, ambiental, econômica e social sejam respeitadas e consideradas em políticas de alimentação e condutas nutricionais (3). 

Um ponto essencial quando falamos sobre equidade alimentar é analisar como está o acesso da população aos alimentos de qualidade nutricional, para que ações mais direcionadas sejam realizadas. 

Um estudo recente analisou o consumo alimentar de adolescentes. Como um todo, o grupo demonstrou um alto consumo de ultraprocessados, mas esse era maior entre adolescentes do sexo feminino, brancas, que frequentavam escolas privadas e residiam fora da capital (4). 

A prática de educação nutricional em escolas, ambulatórios e campanhas públicas são essenciais para uma alimentação mais saudável e é uma pauta que deve ser levada para todas as esferas sociais. 

Sugestões 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *