Nem todas as pessoas sabem, mas para o nutricionista elaborar um plano alimentar existem muitos cálculos a serem feitos!
A necessidade energética total (NET) varia de acordo com diferentes fatores, como a idade, sexo e até os objetivos de cada um (emagrecimento, hipertrofia, etc.) Lembrando que essa estimativa é baseada no cálculo do gasto energético total (GET).
Importante: existem diferentes protocolos para essas estimativas! Qual utilizar? Dependerá do público que está sendo atendido!
Por exemplo: É estimado que uma mulher, com base na DRI (Dietary Reference Intake), necessite de 1280 kcal/dia. No entanto, se ela praticar esportes existe um fator de atividade física que deve ser considerado.
No Software Allivici disponibilizamos as principais fórmulas para estimar a necessidade energética e assim realizar um melhor planejamento alimentar. Confira como calcular tudo passo a passo:
1. Em primeiro lugar será preciso escolher qual protocolo utilizar. Cada um tem as suas especificidades e é indicado para populações diferentes. Procure o mais indicado para quem será atendido. Exemplo: para atletas e esportistas Cunningham é bem utilizado.
2. Após realizar o cálculo inicial e clicar em “continue por aqui” aparecerá a opção de prosseguir com o valor arredondado ou não. É possível alterar o resultado para “cima” ou “baixo”. Deixar o NET arredondado pode facilitar no cálculo do plano alimentar para “bater as quantidades”, por exemplo.
3. Na página seguinte é o momento de montar a base do plano alimentar! Conforme exibido abaixo, um percentual para cada refeição deve ser escolhido:
Após o preenchimento dos percentuais as informações de cada macronutriente já são calculadas e exibidas em gramas (g), calorias (kcal) e gramas por quilo de peso corporal (g/Kg).
4. Logo em seguida é possível realizar a distribuição do valor energético total (VET) para cada refeição, confira:
Para cada refeição sugerimos um percentual, mas é importante lembrar que a necessidade energética e nutricional de cada refeição irá variar conforme a rotina de quem está sendo atendido. Após preencher é possível visualizar a divisão em kcal, g e g/kg.
Após confirmar os cálculos da necessidade energética é hora de estabelecer um plano alimentar!
No próximo texto detalharemos melhor essa etapa! Nos conte o que achou até aqui! Alguma dúvida?
Teste gratuitamente todas as funcionalidades acessando allivici.com.br!
Até a próxima!