Atualidades

Cuidado Nutricional: Resistência à Insulina

A resistência à insulina, ou hiperinsulinemia, é um sintoma presente em algumas condições clínicas, como a síndrome metabólica, diabetes, síndrome do ovário policístico, entre outras (1).

A insulina é o hormônio responsável pelo metabolismo da glicose. Quando há resistência nos tecidos à sua ação e uma menor captação de glicose, uma resposta de aumento da produção de insulina acontece. Assim, há uma maior circulação de insulina e uma hiperestimulação do pâncreas para essa produção (2). 

No diabetes tipo 2, além da resistência à insulina, já há também uma falência parcial na secreção de insulina e de incretinas, devido à hiperestimulação do pâncreas e outras alterações metabólicas (3). 

A seguir, confira as orientações nutricionais mais importantes:

  • Atenção para a microbiota intestinal

Constatou-se, a partir de estudos, que há possível associação entre características do microbioma intestinal e a resposta glicêmica pós-prandial. Ou seja, a microbiota intestinal pode exercer impacto direto no diabetes. A partir de modificações na dieta também há melhora da resistência à insulina entre pacientes com diabetes tipo 2 (4, 5).

  • Alimentos ricos em compostos bioativos 

Gengibre, hibisco e cúrcuma são alimentos citados como benéficos, pensando nos compostos bioativos, para o tratamento complementar de diabetes (6). Alho, cebola e cebolinha são alimentos interessantes, por conter alicina (7). Canela também é um ingrediente a ser considerado nas prescrições dietéticas (8).

Para complementar, um estudo avaliou a associação entre diversos alimentos e os polifenóis presentes com o controle glicêmico. Os alimentos avaliados foram: chá, café, cacau, canela, uva e vinho tinto, frutas vermelhas, romã e azeite de oliva (9).

  • Exames importantes

Como critério diagnóstico é recomendado seguir: glicemia plasmática de jejum ≥ 126 mg/dl e HbA1c ≥ 6,5%; glicemia duas horas após sobrecarga de 75g de glicose anidra ≥ 200 mg/dl. 

Sempre considere fatores clínicos para a interpretação de resultados e acompanhe exames de condições de saúde associadas (10). A depender do paciente, será necessário avaliar função renal e dislipidemia.

No Software Allivici você encontra a lista completa de exames e valores de referência ideais pensando no tratamento nutricional: https://www.allivici.com.br/tbExames

Inclusive, o tema no Grupo de Estudos em julho será:

Se inscreva e convide um colega no link a seguir: https://www.sympla.com.br/evento-online/grupo-de-estudos-do-software-allivici-exames-laboratoriais-na-resistencia-a-insulina/2055149

Por fim, em nosso Canal do Youtube existem dois vídeos que complementam grandemente essa pauta, confira: 

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *