Atualidades

Alergias: qual é o papel do nutricionista?

Algumas mudanças na rotulagem dos alimentos começarão a ser vistas em breve. Um dos benefícios que o conhecimento sobre a leitura dos rótulos proporciona é a maior segurança para aqueles que sofrem com alergias alimentares.

É estimado que 8% das crianças com até dois anos de idade e 2% dos adultos sofram algum tipo de alergia alimentar (1). Inclusive, o Dia Mundial da Alergia (08/07) é uma data que visa a maior conscientização sobre alimentos, medicamentos ou fatores ambientais e climáticos que são alergênicos (2).

No caso dos alimentos, os principais são: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. No entanto, há outros que podem ser causadores de reações alérgicas, dependendo da reação do organismo de cada indivíduo às frações alergênicas presentes nos alimentos.

fonte: https://www.mdpi.com/2072-6643/13/5/1638

É importante ressaltar que o diagnóstico nesses casos é sempre realizado por médicos. O papel do nutricionista diante de quadros de alergias é orientar um consumo alimentar seguro, minimizando o risco de contaminação e ofertando substituições acessíveis e nutricionalmente adequadas. 

Por isso, a restrição de alimentos não deve ser realizada de forma indevida, ou encarada como um modismo. A própria Associação Brasileira de Imunologia (ASBAI) divulgou um texto sobre como o excesso de diagnósticos pode ser prejudicial (3).

“Enquanto a falta do correto diagnóstico pode acarretar sintomas graves, potencialmente fatais, a restrição desnecessária também acaba por levar a estigmas nutricionais, psicológicos e sociais”.

Para finalizar, já trouxemos aqui um texto exclusivo sobre a relação das alergias alimentares com a microbiota intestinal. É muito importante que o profissional se mantenha atualizado nesta pauta, uma forma é acompanhar os nossos conteúdos semanais no Blog Allivici

Além disso, confira outros materiais que serão ferramentas nessa abordagem clínica: 

Até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *