Atualidades

Métodos de Avaliação Corporal

A compreensão do estado nutricional tem íntima relação com a avaliação corporal, a qual pode ser utilizada tanto a nível individual, como populacional, por exemplo no caso de estudos epidemiológicos.

Há relevância clínica e científica para a avaliação corporal, com referenciais estabelecidos para diversas faixas etárias e grupos populacionais, como para algumas condições de saúde, como a obesidade, a sarcopenia e desnutrição. 

Um ponto importante: existem métodos específicos de avaliação para cada área de atuação. Sendo assim, as medidas antropométricas mais importantes para um idoso internado não serão as mesmas que para um adolescente esportista. 

três fatores importantes para se escolher o método de avaliação corporal: 

  • acurácia
  • acessibilidade
  • custo.

Além de saber escolher com cautela qual método e protocolo será utilizado para cada caso, é importante adquirir a prática da avaliação. Por isso, existem cursos específicos, até mesmo com certificações oficiais, como é o caso daqueles com padrão ISAK (International Society for Advancement of Kinanthropometry).

Hoje, reunimos os métodos mais populares e as suas aplicabilidades em formato de resumo, baseado no recente estudo publicado na Nutrients, para a sua prática clínica!

Métodos de avaliação corporal

  • Índice de massa corporal (IMC): amplamente utilizado, por ser um método de baixa complexidade e fácil execução. A altura e peso do indivíduo são aplicados a uma fórmula e o resultado é classificado a partir de um referencial. Não entrega uma análise individualizada, mas ainda possui muita relevância para análises populacionais. 
  • Circunferências: as principais são as da cintura e do quadril, principalmente de forma complementar ao IMC e para a avaliação de risco cardiovascular e complicações metabólicas. São práticas, fáceis de serem aferidas e exigem apenas o uso da fita métrica, mas não proporcionam uma avaliação da composição corporal. 
  • Dobras cutâneas: É um método de baixo custo e boa eficácia para estimar a porcentagem de gordura corporal. Necessita de um equipamento, o adipômetro, e o resultado é obtido ao aplicar os valores aferidos em equações para cada grupo populacional. Há indicação para o uso de adipômetros mais precisos, como os de metal, por exemplo. 
https://www.mdpi.com/2072-6643/13/8/2493#
  • Bioimpedância: funciona a partir de um baixo nível de corrente elétrica que mensura a composição corporal. Por ser um método sensível à quantidade total de líquido corpóreo, a avaliação deve ser sempre realizada em estados similares de hidratação e atividade física. A eficácia do método aumenta de acordo com a capacidade do equipamento. 
  • Aplicativo de avaliação: a partir de imagens, o aplicativo estima dados como medidas, volume e tamanho corporal. Não é um recurso considerado profissional pela falta de validações científicas. Sendo assim, para a prática clínica outros métodos podem ser utilizados. 
  • Pletismógrafo: é pouco utilizado na prática, apesar de ter alta acurácia, devido o equipamento ser robusto – uma câmara com capacidade de até 500L e sensores computadorizados. Alguns estudos, que compararam o método ao da pesagem hidrostática, demonstraram que o mesmo superestima a porcentagem de gordura corporal. 
  • DEXA (Dual-energy X-ray absorptiometry): é o método mais completo, por também quantificar e avaliar o conteúdo corporal ósseo, além da massa magra e massa livre de gordura. No entanto, não mensura a quantidade de água corporal, assumindo um padrão de hidratação que pode não corresponder à realidade e conduzir a erros; outra limitação do método é a exposição à radiação, apesar de ser baixa. 
  • Tomografia computadorizada: permite resultados mais precisos, devido a melhor avaliação da segmentação dos tecidos. Apesar da precisão obtida, não é utilizado na prática clínica, assim como o método acima, por exigir equipamentos de grande porte. Além de ambos serem métodos que exigem uma boa tolerância do indivíduo a permanecer imóvel em espaços pequenos. 
  • Peso hidrostático: baseado no princípio de arquimedes, foi considerado um método padrão-ouro por muito tempo, mas devido a falta de acessibilidade ao equipamento, tornou-se um protocolo pouco praticado. A densidade corporal e a porcentagem de gordura corporal é obtida por uma equação. 

→ Mantendo a atenção aos três fatores citados anteriormente, conhecendo a teoria e dominando a técnica, dificilmente haverá erros! Acesse o artigo na íntegra aqui.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *