As comemorações de fim de ano estão chegando e muitas pessoas encaram o momento com grande ansiedade. Com quais orientações o nutricionista pode ajudar?
Antes das festas: pergunte ao seu paciente sobre as celebrações de fim de ano, como e onde acontecem, pois muitas sugestões e orientações podem surgir nesse momento.
Durante as festas: ofereça sugestões que facilitem a passagem por esse período. Por exemplo, levar preparos que condizem com a sua alimentação (vegetariano, por exemplo) ou se sentar à mesa para comer.
Após as festas: não incentive restrições alimentares compensatórias. Aborde como foi o período de festas propondo reflexões: houve culpa ao comer? Exageros? O que gostaria que tivesse acontecido?
Além disso, é interessante que o paciente também seja incentivado para:
- Entrar em contato com o ato de cozinhar;
- Experimentar receitas mais elaboradas;
- Perceber o própria comportamento alimentar;
- Compartilhar momentos e descansar.
É importante transmitir ao paciente que a comida faz parte de muitos momentos de celebração em nossa vida, mas que esses momentos não precisam se resumir no ato de comer.
Uma estratégia interessante é que o paciente faça uma lista do que mais ele gosta durante o fim e ano, como rever amigos e familiares, ganhar presentes, etc.; praticando assim uma transferência de foco, da comida para esses outros fatores.
Desenvolver atenção e consciência alimentar no momento das refeições também pode ser um caminho interessante a ser trabalhado.
Algumas atitudes simples, quando aderidas, favorecem o desenvolvimento dessa habilidade. Deixar o talher sobre a mesa enquanto mastiga, por exemplo, pode auxiliar na melhora da consciência alimentar.
Outra questão, também importante, é que muitas pessoas que apresentam restrições alimentares não se sentem confortáveis em comer fora de casa.
Por isso, indicar receitas que condizem com a alimentação e estilo de vida de cada um pode ser uma ótima estratégia. Assim, elas podem levar esses preparos e aproveitar o momento entre amigos e familiares!
Separamos algumas receitas sem glúten, leite ou derivados animais. Confira a seguir!