Vida de nutricionista

Orientações para a Páscoa

Recado importante: esse texto expressa uma opinião pessoal, ou seja, não é um aconselhamento profissional e você não precisa concordar comigo! Boa leitura 🙂

Para muitos a celebração da páscoa pode ser resumida em uma palavra: chocolate! No entanto, você sabe o significado dessa data? Diferentes percursos e significados podem ser encontrados até o primeiro registro da produção de um ovo de chocolate, em 1873.

Lebres e ovos coloridos eram símbolos da fertilidade e renovação na mitologia nórdica. No judaísmo, a páscoa simboliza a libertação dos judeus. Para o cristianismo, a ressurreição de Cristo.

Mas, foi só com o catolicismo que uma associação com o chocolate começou. Ao acreditarem que a bebida feita do cacau não poderia quebrar o jejum da quaresma, o consumo desse alimento foi sendo inserido nessa época festiva (1).

https://en.wikipedia.org/wiki/Pysanka

Atualmente, o chocolate ainda cumpre um papel simbólico. Conforme a data se aproxima, ovos de páscoa são vistos em todas as lojas e maior é a motivação externa para comer esse alimento.

Como o nutricionista pode orientar esse consumo?

  • Há orientações nutricionais que precisam ser baseadas em restrições alimentares, mas não quer dizer que um produto sem açúcar ou lactose será necessariamente mais saudável.
  • É importante ressaltar ao cliente/paciente que tudo dependerá do contexto e que nenhum consumo em excesso, independente do alimento, é saudável.
  • Antes da data é possível indicar produtos ou receitas, principalmente em casos de pessoas com restrições alimentares que gostem de preparações diferentes em datas celebrativas. Algumas sugestões:
http://paveg.com.br/ovo-de-pascoa-vegano-(de-colher/)
http://paveg.com.br/bombom-vegano-recheado/
  • Em consulta posterior à data, é importante abordar sobre o consumo de chocolate e outros alimentos durante a páscoa. Muitas pessoas podem realizar restrições ou compensações disfuncionais e o aconselhamento nutricional será essencial para esses casos.

E você, vai fazer questão de comer chocolate nessa data? Quais fatores estão guiando a sua escolha? Já parou para pensar como é a sua relação com a comida?

Te desejamos uma boa paz(coa).

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *